top of page

5 Passos Para o Desenvolvimento de Fornecedores Estrangeiros

Foto do escritor: Peter RomanciniPeter Romancini

Atualizado: 5 de dez. de 2022


Por que o desenvolvimento de fornecedores é importante e como os importadores podem estabelecer sistemas eficazes de desenvolvimento de fornecedores?


Ao importar produtos acabados ou componentes de produtos de fabricantes estrangeiros, um bom relacionamento com fornecedores é fundamental. Para maximizar o desempenho do fornecedor, não basta simplesmente definir critérios para seleção de fornecedores, escolher um ou mais parceiros e, a partir deles, começar a fazer pedidos.


Os fornecedores devem ser vistos como parceiros de negócios estratégicos com os quais você mantém relacionamentos contínuos. Esses relacionamentos devem ser otimizados e desenvolvidos ao longo do tempo para obter os melhores resultados possíveis para todas as partes.


O foco na melhoria contínua é fundamental para garantir que os fabricantes em sua cadeia de suprimentos atendam às necessidades de sua organização no futuro previsível. Esse foco ajuda você a atingir metas como manter os custos mais baixos possíveis, minimizar defeitos de produtos e garantir remessas no prazo.


Aqui, discutimos 5 etapas que você pode seguir com seus parceiros de fabricação para implementar um processo eficaz de desenvolvimento de fornecedores.


Etapa 1: Concluir uma análise de necessidades

Para obter os resultados desejados de um determinado parceiro em sua base de fornecedores, primeiro você precisa avaliar sua situação atual com eles. Dessa forma, você pode determinar com precisão um ponto de partida para o desenvolvimento.


Isso significa definir indicadores-chave de desempenho (KPIs), como:


Taxa de entrega no prazo

Taxa de defeito

Capacidade de resposta às consultas

O preço atende às metas

Quaisquer que sejam as necessidades nas quais você escolha se concentrar, os KPIs selecionados permitem que você determine o quão longe um fornecedor está de atingir o alvo.


A partir daqui, você pode trabalhar no desenvolvimento de um roteiro para desenvolver ainda mais o fornecedor.


Etapa 2: Classifique um fornecedor usando seus KPIs

Avalie seu fornecedor nos KPIs que você escolheu e considere a urgência e a importância de melhorar em cada área.


Digamos que seu custo com o fornecedor esteja um pouco acima do ideal e que a fábrica não esteja sempre entregando no prazo. Você pode determinar que o cronograma de entrega inconsistente é mais crítico do que o custo por unidade, pois está afetando diretamente seus relacionamentos com os clientes ou levando à perda de oportunidades de vendas.


Como tal, você determina que melhorar o cronograma de entrega é sua prioridade número um e trabalhar em custos mais baixos é a segunda.


Etapa 3: Desenvolver um plano para resolver problemas

Agora que os principais problemas foram identificados, você deve considerar como ajudar a fábrica a lidar com as deficiências. Isso pode significar envolver uma parte externa, implementar treinamento ou implementar novos processos para resolver os problemas.


Em geral, mesmo se você for uma pequena empresa, precisará passar um tempo no fabricante para ter uma visão interna de cada etapa do processo de fabricação. Isso significa fazer uma ou mais viagens de vários dias à fábrica para trabalhar no relacionamento e obter uma visão interna de tudo, desde a pré-produção até a entrega.


Reunir-se com seu fornecedor cara a cara permite que você determine as causas reais dos problemas que está vendo e trabalhe em conjunto para encontrar soluções.


Em seguida, você pode colocar em prática um plano para abordar as principais questões com as quais todos concordam.


Etapa 4: Implementar o Plano de Desenvolvimento do Fornecedor

Depois de determinar os problemas reais que afetam o desempenho do fornecedor e ter um plano de melhoria, agora é hora de implementar. Ao fazer isso, continue acompanhando seus KPIs para ver se as métricas do fornecedor estão melhorando ou não.


Eles têm entregado de forma mais consistente? Eles são capazes de reduzir os custos tornando a fabricação mais eficiente com base nas mudanças que você discutiu?


Continue monitorando a situação ao longo do tempo e considere as medidas que você pode tomar para melhorar ainda mais.


Etapa 5: Vá para o próximo fornecedor e repita o processo

Agora que você já passou por esse processo com um fornecedor, pode repeti-lo com outro.


Avalie todos os seus fornecedores para determinar quais são os de maior prioridade para o desenvolvimento de fornecedores e tome medidas para melhorar esses relacionamentos. Fazendo isso, você conseguirá obter melhores resultados de seus fornecedores ao longo do tempo e obter melhores resultados para o seu negócio.


Clique aqui e saiba mais!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • White LinkedIn Icon

© 2022 por Open Mind Consulting

bottom of page